A Pós-graduação Integral em Educação Parental foi desenvolvida a partir das pesquisas mais recentes nasáreas de educação, psicologia e neurociência. Possui uma visão holística dos agentes envolvidos, émarcada por seu caráter multidisciplinar, tendo ametodologia RAT – Reflexão – Ação – Transformação -aplicada durante toda especialização, garantindo aoprofissional o desenvolvimento do pensamento crítico, aautonomia e a segurança dos envolvidos.
O programa oferece uma abordagem integral, formando
os profissionais para enfrentar os desafios complexos da
parentalidade contemporânea.
Com foco em estratégias avançadas de comunicação
assertiva , resolução de conflitos e apoio ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social , os educadores parentais formados serão especialistas prontos para atuar em qualquer cenário de apoio às famílias.
O programa oferece uma abordagem integral, formando os profissionais para enfrentar os desafios complexos da parentalidade contemporânea.
Com foco em estratégias avançadas de comunicação assertiva, resolução de conflitos e apoio ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social, os educadores parentais formados serão especialistas prontos para atuar em qualquer cenário de apoio às famílias.
Atenção: Caso a graduação tenha sido realizada em instituição fora do território nacional será necessário que o diploma seja revalidado por uma universidade pública brasileira.
ACESSO IMEDIATO (aulas gravadas; acesso liberado em etapas)
Conteúdo em vídeo aulas
Material didático
Conteúdo bibliográfico
Trabalhos em grupo e atividades práticas
Aulas ao vivo
Planos de ação individual
Avaliações Trabalho final
Aulas ao vivo pelo Zoom
Horário: segundas, 1 vez ao mês, das 20h às 22h
(podendo ser renovado por mais 6 meses)
Avaliação do especialista
Autorreflexão e autoavaliação de cada participante sobre o processo de aprendizagem
videoposter de 8 a 12 minutos elaborado por cada participante a partir de pesquisa acadêmica autoral.
Boas vindas
Como estudar
O que esperar
Documentos
Suporte
Acesso
Garantia
Pesquisa
Avaliação
Aulas ao vivo
Material de apoio
Metodologia – apresentação do curso
Aspectos introdutórios e conceitos sobre metodologia e pesquisa científica
Enfoques quantitativos e qualitativos da pesquisa científica Etapas do processo de pesquisa científica Pt. 01
Etapas do processo de pesquisa científica Pt. 02
Estruturação e normatização de trabalhos academicos
Propósito e publicação de um trabalho científico
Avaliação do conhecimento
Aula introdutória
Cronograma da formação
As competências essenciais do EP
Quem é você
Competências Técnicas do EP
Quem é seu público
Habilidades de Comunicação
Autocuidado
Liderança
Você está ouvindo a voz interior
Estilos parentais Pais e mães autoritários Pais e mães permissivos Pais negligentes e o conflito entre estilos parentais Os pais simplistas Os pais desaprovadores Os pais laissez-faire Os pais preparadores emocionais Passos para tornar-se um preparador emocional
Introdução
O desenvolvimento infantil e as crianças de 0 a 3 anos
As crianças de 3 a 6 anos
As crianças / pré adolescentes de 6 a 12 anos
Os adolescentes
A abordagem Pikler
Os 4 temperamentos
Os 9 temperamentos
As Fases do Desenvolvimento Infantil Segundo Jean Piaget Erik Erikson e sua teoria psicossocial do desenvolvimento
Habilidades emocionais – inteligência emocional
Habilidades sociais
Conhecer bem o seu público
Ser íntegro
Comunicar-se de maneira assertiva
Ser criativo
Ser curioso e gostar de aprender
Ser corajoso
Saber encorajar
Fazer o que ama e fazer o seu melhor
Saber planejar – parte 1
Saber planejar – parte 2
Saber planejar – parte 3
Saber planejar – parte 4
Definir as estratégias
Executar, avaliar e replanejar
Criar clima de aprendizagem – parte 1
Criar clima de aprendizagem – parte 2
Como lidar com participantes difíceis
Como cuidar da sua Educação continuada
Disciplina Positiva – uma introdução
Amor, afeto, abraços
Conexão antes da correção
Gentil e firme ao mesmo tempo
Ser um exemplo
Agir mais e falar menos
Perguntas curiosas
Escuta ativa
Validar os sentimentos Encorajamento
Pausa Positiva
Roda de escolhas
Acordos Cooperação
Reunião de família
Foco em soluções e não nos erros
Atenção Indevida
Poder mal direcionado
Vingança 10
Inadequação assumida
Birra
Conflitos entre irmãos
Desobediência
Falta de cooperação em casa com as tarefas domésticas
Vício em telas
Mentiras
Roubo
Agressividade
Morte
Desinteresse
Leiliane – como falar de sexualidade com as crianças
Ruymara – como estimular uma vida escolar feliz
Isa Minatel – programação Neuro-linguística
Dra Marcela Noronha – introdução à neurociência para pais e mães
Dani Abreu – abordagem Reggio Emilia
Mônica Pitanga – Como a Educação Parental pode ajudar famílias atípicas Thiago Queiroz – O papel do pai
Iara Mastine – Parentalidade consciente
Juliana Gatti – Criança e Natureza
Luiz Gustavo Garcia de Almeida – Habilidades necessárias para atender famílias neuroatipicas – TDAH
Luciana Pinheiro – Educação Parental no contexto público
Apresentação
Glossário do Marketing Digital
Produção de Conteúdo
Nichos
Avatar / Persona
Topo do Funil
Meio e Fundo
Produto Digital
Lista
As principais maneiras de vender na internet
Conclusão
Certificado
Daqui em diante
Com mais de 40 anos de dedicação à Educação, Bete P. Rodrigues é uma das principais referências em educação parental no Brasil. Sua jornada começou há mais de três décadas, atuando como professora, coordenadora e diretora pedagógica em escolas particulares e instituições sociais.
Em 2012, Bete deu um novo rumo à sua carreira ao se formar como educadora parental, passando a orientar pais e mães na educação de seus filhos por meio de atendimentos individuais, consultorias, workshops e cursos. Essa experiência transformadora abriu novas oportunidades, levando-a, cinco anos depois, a se certificar como formadora de profissionais educadores parentais.
Ao longo de sua trajetória, Bete já conduziu mais de 8.000 pais e mães para o caminho de uma educação positiva e não violenta. Além disso, formou quase 3.000 educadores parentais por meio de seus cursos, programas de formação e especialização.
Formada em Letras e com mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, Bete é uma profissional multifacetada. Além de ser trainer em Disciplina Positiva desde 2008, ela leciona na pós-graduação da COGEAE PUC-SP desde 2006, liderando a disciplina “Práticas Socioemocionais”.
Bete é autora dos livros “Fora da Caixinha” e “14 Competências Essenciais do Educador Parental – Para Profissionais que Orientam Pais e Mães”. Ela também é coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute), especializada em atendimento de pais, psicólogos e educadores, e diplomada em Neurolinguística pela International Neuro-Linguistic Programming Trainers Association. Além disso, contribuiu como co-tradutora de quatro livros sobre Disciplina Positiva.
Mãe de Gabriella, madrasta e “vódrasta”, Bete transborda paixão pela vida e pela sua profissão.
“Não me vejo fazendo outra coisa. Ter reconhecimento, viver de uma profissão com propósito e impactar tantas famílias não me deixa dúvidas de que escolhi o caminho certo. E isso é possível para qualquer pessoa que ame trabalhar com famílias e se dedique todos os dias a isso”.
Perguntas frequentes
A sessão individual poderá ser realizada no momento de conclusão. As aulas ao vivo você terá acesso a gravação.
Será Faculdade Focus. Eles estão no mercado desde 2011, já contam com mais de 30 mil alunos e possuem centenas de cursos chancelados por eles. Possuem nota 4 no MEC, indicando que a instituição está acima da média.
As datas e horários serão acordados entre você e a coordenadora Bete, quem irá te acompanhar durante todo o trabalho final.
A cada módulo você realiza uma avaliação que precisa ter nota acima de 7,0. Caso tire nota inferior, é possível refazer após 7 dias.
Como trabalho de conclusão foi escolhido algo dinâmico e interessante: a entrega de um vídeo poster que contenha entre 8 a 12 minutos expondo sua pesquisa acadêmica. Não tem TCC!
De acordo com o regimento da Faculdade, a pós pode ser concluída em no mínimo 4 meses. O tempo de duração dela é de 12 meses, podendo ser estendido por no máximo mais 6 meses.